DIÁRIO DE BORDO
Por: Léo de Freitas – Diretor Geral da Oscip GARI
IIª Expedição Resgate do Iguaçu 2007
Dias 10 e 11 de novembro de 2007
Municípios percorridos:
Porto Amazonas > Palmeira > São João do Triunfo > Lapa > Antonio Olinto > São Mateus do Sul.
Deslocamento aproximado:
Percurso de carro: 72 km. (Curitiba – Porto Amazonas).
Percurso de barco: 155 Km.
Percurso de ônibus: 80 km. (São Mateus do Sul – Porto Amazonas).
Percurso de carro: 72 km. (Porto Amazonas – Curitiba).
Percurso:Total 375 km em 2 dias.
Na noite do dia 9 para o dia 10 choveu intensamente, me deixando preocupado com o cronograma proposto pela organização para a expedição e com o deslocamento da equipe pelo Rio Iguaçu, nestas condições. Mas tanta preocupação foi em vão, pois o dia amanheceu nublado mais sem nenhuma gôta de chuva, nos possibilitando iniciar nossa viagem, rio abaixo, graças a Deus
Era por volta de 8:00h. da manhã quando cheguei no Cais do porto, marco zero da navegação fluvial do Rio Iguaçu, onde já começaram a chegar também os outros companheiros. Ajeita daqui, arruma ali e estávamos quase prontos .Saímos de Porto Amazonas/Cais do Porto as 08.45h. da manhã, pois nos atrasamos um pouco, eguardando a equipe da RPC Rede paranaense de Comunicação, que se perdeu no caminho e ainda não havia chegado.
Infelizmente tivemos que partir momentaneamente sem eles, pois já estava ficando tarde e ainda permanecia o receio de que começasse a chover novamente.
Antes os amostradores do IAP, coletaram as primeiras amostras da água no Cais do porto mesmo, sendo que logo partimos, paramos um pouco na Balsa e seguimos com destino a Estância São Rafael, Areal Scheremetta, onde finalmente a equipe da RPC nos alcançou. Neste local gravei uma rápida entrevista antes de seguirmos viagem.
Próxima parada, Perau do Corvo, onde além de coletarmos amostras para análise da qualidade da água (IAP), também registrarmos, junto com a equipe da RPC, belas imagens para serem veiculadas no Programa de TV : Meu Paraná.
Enquanto isso, companheiros da Policia Ambiental, Força Verde, recolhiam e apreendiam muitas redes de pesca pelo caminho. É inacreditável, pois em plena época de Piracema, onde este tipo de pesca não é permitida, caçadores de peixes, praticam este crime ambiental normalmente!
Chegamos em Vila Palmira, aproximadamente as 17.00 horas, neste local pernoitaremos acampados.
Instalamos nosso acampamento, armamos as barracas e logo nos servimos de um excelente jantar (linguiçada e churrasco), isto ao som de música (violão e harmônica), tocados pelo repórter da RPC, Alex Barbosa e José Neudo Marcondes, ativista da Oscip GARI.
Todo o material (barracas, alimentos, equipamentos e outras tralhas) foram transportado até Vila Palmira, desde Porto amazonas, em um ônibus cedido pela Prefeitura Municipal de Porto Amazonas, e pelos voluntários, que nos apoiaram.
Finalmente, hora de descansar um pouco, a noite chove muito, com raios e trovões, pensei que minha barraca ia alagar ou desmontar, o que me fez pensar; Será que amanhã vai amanhecer chovendo?
E nasce um novo dia e novamente fui surpreendido, o tempo estava muito nublado, mais sem chuvas.
Pois bem, hora de desmontar o acampamento, guardar as bagagem no ônibus, tomar um café reforçado e se preparar para o segundo dia da expedição.
Aguardamos apenas a chegada dos amostradores do IAP, que voltaram para Curitiba, na noite anterior, com amostras da água que não podiam passar muito tempo para serem analisadas. Assim partimos com destino a São Mateus do Sul as 8.46h. da maonhã.
Outra coleta de água feita pela equipe do IAP à jusante de Vila Palmira. Neste trecho observamos várias nuvens de Epheméritas (revoada de insetos), um espetáculo que chamou a atenção de todos.
Ainda neste percurso encontramos áreas contínuas de mata ciliar preservada.
Seguimos o dia todo sem realizarmos nenhuma parada para almoço,ingerindo somente lanches individualmente, para não perdermos muito tempo, pois ainda estava muito nublado podendo chover a qualquer momento.
Este ano o nível do rio está muito alto em comparação ao ano passado, o que nos faz imaginar diferenças grandes nas análises visuais e da qualidade da água.
Chegamos em São Mateus do Sul as 15:30 horas, no cais da praça da cidade.
Nova coleta do IAP na Praça central de São Mateus do Sul. e a última coleta a 2 Km. a jusante do mesmo município.
Festa de confraternização e comemoração do sucesso da expedição, regada a muita cerveja, caipiras, cachorro quente e costela, além de música ao vivo, tocada pelos companheiros de viagem.
Partimos de São Mateus do Sul, com destino a Porto Amazonas, aproximadamente 18.00 horas, chegando em Porto Amazonas as 19.30 horas.