Imprimir Página

Projeto Expedição do Alto Iguaçu

gari eco

JUSTIFICATIVA:

Há a necessidade de se obter dados, coordenadas e imagens atualizadas sobre o Rio Iguaçu, no trajeto que vai de Porto Amazonas (Marco Zero da Navegação) até São Mateus do Sul, para comparação de dados obtidos nas expedições de anos anteriores (2006 – 2007 – 2008 – 2009), considerando a periodicidade com que o evento vem sendo realizado, para a criação do mais completo mapa Ecológico e Econômico do Alto Iguaçu, que servirá como um documento histórico para pesquisadores, empresas, comunidade e para o Poder Público.

OBJETIVO:

Navegar o trajeto de 155 km, compreendido entre Porto Amazonas e São Mateus do Sul, com a duração de 2 dias, saindo  do Cais do Porto, no município de Porto Amazonas, pernoitando em Vila Palmira (São João do Triunfo), com retorno às atividades na manhã de domingo com destino à cidade de São Mateus do Sul. Retorno por terra, no até Porto Amazonas.

DATA:

Primeiro final de semana após o dia 24 de novembro, ou que coincida com a data.

META:

Diagnóstico de campo, mediante a obtenção de dados digitalizados do trajeto (fotos, imagens, coordenadas geográficas por GPS, relatos digitalizados), para a elaboração de relatórios referente a pontos pré-determinados, conforme critérios já eleitos pela equipe técnica, que se orientará por possíveis passivos ou atividades antrópicas realizadas no trajeto e já registradas nas expedições anteriores. Efetuar a análise da qualidade da água em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná (10 pontos de coleta previamente determinados pela organização e técnicos do IAP). Elaborar um breve levantamento da fauna e flora.

OBJETIVO GERAL:

Comparar dados atuais com aqueles obtidos nas expedições anteriores, a fim de orientar políticas públicas e os investimentos à serem feitos com o montante arrecadado pela cobrança pelo uso da água, previstas pelo Plano Nacional de Recursos Hídricos, dar subsídio à produção de novos projetos, ações preservacionistas, além de promover a integração intermunicipal.

DESLOCAMENTO:

A  Expedição Cientifica Resgate do Iguaçu, é realizada pelo leito do Rio Iguaçu, a bordo de  lanchas, contando com o apoio por terra de carros, com a participação de, técnicos, ambientalistas, representantes de órgãos públicos, jornalistas e tripulação.

Mapa Interativo Percurso

ATIVIDADES:

1) Análises Ecotoxicológicas (físico-químicas) da qualidade da água em locais pré-determinados pela equipe técnica, ao longo do trajeto. As análises serão feitas através da parceria estabelecida entre o GARI e o IAP,

2) Mapeamento dos pontos de coletas com aparelhos e equipamentos de GPS, comparando e agrupando dados com o software Google Earth.

3) Documentação de todo o trajeto, pontos de coletas e problemas ambientais encontrados (ocupação irregular, desmatamento, lançamento de esgoto, retirada de areia, deposição de lixo e demais passivos ambientais), registrando-os em meio digital e magnético (fotografias e imagens).

4) Produção de imagens filmadas para a edição de um DVD, com todo o trajeto e toda atividades a bordo.

5) Elaboração de relatórios diários.

6) Elaboração de relatório final.

7) Publicação dos materiais obtidos na expedição em uma página da internet, tornando-os acessíveis ao domínio público e em DVDs e livretos que serão distribuídos aos parceiros e apoiadores. LOGÍSTICA:

LOGÍSTICA:

Deslocamento por Terra: Duas camionetas destinadas ao carregamento de equipamentos de campo, barcos e alimentação, sendo utilizadas também para o translado da equipe durante os trabalhos de pré produção, realização e pós produção do projeto.

DIVULGAÇÃO:

As logomarcas dos patrocinadores e apoios constaram em todo material de divulgação do referido projeto e sempre que foi possível, foram citados em entrevistas e matérias jornalísticas, e em informes diários sobre o evento, direcionados aos principais veículos de comunicação da região, do Estado e do país (Mídia espontânea).

COORDENADOR RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

Diretor da Oscip GARI,

 

Resultados das edições anteriores

2013

Rio esta cada vez mais poluído 

Relatório da Expedição 

2012

Relatorio

Parecer tecnico do Iap

2011

Video OTV

Parecer tecnico do Iap

2010

Dissertação 

Materia Gazeta do Povo

Relatorio

Parecer tecnico do Iap

2009

Relatorio 

Parecer tecnico do Iap

2008

Relatorio

Parecer tecnico do Iap

2007

Relatorio

Parecer tecnico do Iap

2006

Relatorio

Parecer tecnico do Iap

Link permanente para este artigo: http://www.gari.eco.br/projeto-expedicao-do-alto-iguacu/